internet marketing

Já sabemos que o  Marketing Digital é uma vertente do Marketing importante no sucesso da divulgação de seus produtos e serviços.

Quando falamos em terminologias, sabemos que toda área possui as suas. Se você é novo no Marketing Digital, conseguir compreender alguns dos complexos jargões que dominam esse mercado pode ser complicado.

Com palavras como “Conversão” e siglas como “CTA” sendo jogadas casualmente em algumas conversas e textos, você pode se sentir excluído.

Para tornar esse aprendizado mais fácil, o Xamativo preparou um dicionário com os principais termos que são utilizados nesse meio com seus respectivos significados.

Pronto para se tornar um expert no assunto? Confira já!

Palavra-chave (keyword)

Uma palavra-chave é palavra ou frase que seu público usa para pesquisar tópicos relevantes nos motores de busca.

Se você possui uma loja de flores, uma palavra-chave relevante pode ser “Comprar rosas vermelhas” (palavra-chave de cauda curta) ou “Como comprar rosas de uma loja de flores” (palavra-chave de cauda longa)

Lead

Lead é um termo bastante usado em Marketing Digital e significa um potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Esse interesse geralmente é demonstrado quando ele fornece seus dados para receber um ebook grátis ou mesmo assinar uma newsletter (informativo).

SEO (Search Engine Optimization)

Search Engine Optimization (ou traduzindo otimização para motores de busca) é a forma como uma empresa otimiza sua página da web, permitindo que o site apareça em melhor posição na página de resultados de um mecanismo de pesquisa (Google, Yahoo).

Quanto maior o seu ranking na página de resultados, geralmente, mais tráfego (visitante) é gerado.

CTA (Call to Action)

Em português, pode ser traduzida como “chamada à uma ação”. Essa chamada pede para que os visitantes tomem alguma ação imediata.

A ação pode ser para deixar um comentário ou compartilhar o artigo nas redes sociais, fazer um download ou se inscrever em uma newsletter.

Landing Page

O termo (página de aterrissagem) é utilizado para qualquer página otimizada para atuar como página de entrada em um site.

No Marketing Digital, página de aterrissagem costuma ser uma página criada com o objetivo de gerar uma conversão (que pode ser uma compra, preencher um formulário de orçamento, se inscrever em uma newsletter, etc).

Banner

O banner é a propaganda do seu produto / empresa dentro de um site e pode ter vários formatos (tamanhos).

Abaixo temos os mais comuns, o que não significa que possam ser utilizados outros tamanhos:

  • Leaderboard (728 x 90 px)
  • Full Banner (468 x 60 px)
  • Half Banner (234 x 60 px)
  • Vertical Banner (120 x 240 px)
  • Square Button (125 x 125 px)
  • Micro Button (88 x 31 px)
  • Skyscraper (120 x 600 px)
  • Wide Skyscraper (160 x 600 px)
  • Large Rectangle (336 x 280 px)

Pop up

O pop up é uma pequena janela que se abre ao entrar em um site. Geralmente utilizado para mostrar alguma informação relevante ou uma propaganda.

Por muito tempo foram classificados como janelinhas “chatas” e motivo de bloqueio de muitos navegadores. Hoje, em geral, são usados com mais parcimônia e de modo mais integrado à página.

CTR (Click-Through Rate)

A CTR identifica a porcentagem resultante da divisão entre a quantidade de cliques em um link pelo número de visualizações. Geralmente esse link é colocado em um e-mail, um anúncio, página do site.

Se um anúncio é visualizado 1000 vezes e teve 30 cliques, a CTR é igual a 30/1000 = 0,03 ou 3%.

Quanto maior a porcentagem da CTR, mais pessoas clicaram com relação as visualizações. A CTR é extremamente importante para definir se seu anúncio deve ser otimizado ou não, pois se muitas pessoas viram o seu anúncio e não clicaram ele não está impactando o seu público como deveria (ou está sendo exibido para o público errado).

CPM (Custo por mil impressões)

Utilizando esse tipo de medição para pagar, você paga de acordo com a quantidade de visualizações do seu anúncio. Se o seu CPM é R$ 10,00 significa que com esse valor serão realizadas 1000 impressões do seu anúncio. O valor cobrado é o mesmo, independente se houver 1 clique no anúncio ou 500 cliques.

Lembrando que esses custos de CTR, CPM e CPA são utilizados para medir os custos tanto de anúncios dentro de um buscador, quando para um banner dentro de um site.

CPA (Cost per Acquisition)

O custo por aquisição é um modelo para quantificar quanto custou um lead, venda ou conversão gerada.

Se você diz ao Google que o seu custo por aquisição é R$ 50,00 por exemplo, ele vai automatizar a estratégia de lances para alcançar esse valor por cliente. Para poder fazer isso, será necessário instalar um pixel do Google no seu site (para rastrear uma conversão).

Detalhe importante: será necessário primeiro rodar campanhas de outras formas (baseada em CTR ou em visualizações), para que o Google saiba se é possível ou não entregar uma conversão pelo custo que você arbitrou como aceitável para ela. O mesmo vale para outros buscadores.

Tráfego orgânico

Esse é o tráfego gerado para o seu site que é obtido por um mecanismo de pesquisa, como o Google, Yahoo ou Bing.

Quanto mais otimizado (SEO) um site estiver, mais ele tende a conseguir tráfego orgânico, também conhecido como tráfego “grátis“.

Tráfego pago

O tráfego pago ocorre quando uma empresa faz anúncios em torno das palavras-chave utilizadas para que seu link seja exibido de forma preferencial nos motores de busca.

Esses resultados aparecem separadamente, no lado superior, inferior ou direito de uma página de resultados de pesquisa. O tráfego pago também abrange qualquer forma de publicidade paga que leve diretamente para o seu site.

Agora que você já conhece os principais termos utilizados no Marketing Digital,conheça nosso pacote Presença Internet, para iniciar bem a parte prática de divulgação no mundo digital.

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Xamativo é uma empresa de hospedagem e criação de sites profissionais, com mais de 17 anos de experiência, com sede em Ponta Grossa – Paraná. Temos clientes / parceiros em Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Tibagi e toda a região.

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