Você se encontra na seguinte situação?

Você quer abrir um negócio e coloca todas as suas ideias no papel. No entanto, você engaveta o seu projeto porque acha que irá gastar muito com divulgação.

Contudo, as pessoas que desejam entrar para o mundo do empreendedorismo não precisam abrir mão dos seus sonhos, pois a evolução da internet trouxe diversas maneiras de divulgar um negócio gratuitamente.

Ficou interessado? Então leia esse texto até o fim porque você conhecerá 6 meios de divulgação grátis na internet. Após a leitura desse artigo, você terá plenas condições de escolher a melhor forma de divulgação para o seu negócio.

1. Redes sociais

Atualmente, as Redes Sociais são usadas não apenas para integrar pessoas, mas também para a construção de uma estratégia de marketing digital. Isso porque qualquer um pode se cadastrar em uma mídia social sem precisar pagar nada.

Uma vez que você se cadastrou em uma Rede Social, pode criar uma página para divulgar seus produtos ou serviços. Além de garantir uma economia no investimento em publicidade, a presença de uma empresa nas mídias digitais garante uma proximidade maior com a persona do negócio.

Se você está em dúvida sobre qual mídia digital usar para divulgar o seu negócio, recomendo que você comece pelo Facebook, pois a maioria das pessoas possui um perfil nessa rede social. Depois, você deve pesquisar quais são as outras redes sociais que a persona do seu negócio frequenta (Instagram, Pinterest, Twitter, etc.).

twitter 292994 1280

2. Classificados grátis

Ao contrário dos anúncios veiculados em jornais pagos, você não precisa pagar para divulgar os seus produtos ou serviços nos Classificados Grátis.

Para encontrar os sites de anúncios gratuitos, basta fazer uma busca no Google. Escolha os mais relevantes e crie um catálogo para organizar os endereços de cada página. Em seguida, você se cadastra nos sites que você selecionou.

Na hora fazer o anúncio, descreva o seu produto ou serviço. Todavia, vale lembrar que você deve incluir na descrição as palavras-chaves relacionadas com o seu nicho de mercado.

Você também deve incluir no seu anúncio uma foto. Isso porque os links mais clicados por aqueles que acessam os classificados online são os que possuem fotos. Não se esqueça de colocar, no final do texto, o link do seu site ou da página de vendas.

3. Fórum de discussão

Os fóruns de discussão que falam sobre a oportunidade de ter uma renda extra, trabalhar em casa, ou com vendas online, são uma excelente oportunidade de conectar com pessoas que atuam no mesmo nicho de mercado que você. Além disso, você pode divulgar seus produtos ou serviços na plataforma em questão.

No entanto, antes de anunciar seus produtos, você deve participar do fórum fazendo comentários ou tirando dúvidas dos participantes. Tal ação, além de mostrar que você é uma autoridade na sua área de atuação, permite uma integração maior com os membros do fórum. A recompensa por essas ações virá em forma de clientes e indicações.

4. E-mail marketing

Você acredita que o e-mail marketing morreu? Caso você tenha respondido sim, esqueça essa ideia, pois essa ferramenta ainda é muito útil para a divulgação de produtos e serviços.

Se você tem um negócio digital, ou o seu empreendimento tem uma parte online, o e-mail marketing é indispensável, pois é uma forma bastante eficiente de captar novos clientes.

Crie uma lista de e-mail com campanhas interessantes para cada uma das suas personas. Se você for proprietário de um e-commerce, crie promoções, visto que muitas pessoas fazem compras na internet por esta apresentar opções com preços mais em conta do que em lojas físicas.

5. Blog

template 1599663 1280

O blog é uma mídia social essencial para quem possui uma pequena empresa. A partir da produção de conteúdo relevante, você gera um relacionamento dos potenciais consumidores com a sua marca.

O conteúdo do seu blog deve ser otimizado para SEO, pois, desse modo, as chances de você aparecer nos mecanismos de busca são bem maiores. Além disso, os textos devem conter estratégias de copywriting para elevar o número de pessoas que compartilham, comentam ou compram o que você oferece.

Ademais, tendo um blog, você não corre o risco de perder os seus contatos caso a rede social em que o seu público se encontra acabe. Dessa forma, você pode coletar os dados da sua audiência por meio da assinatura de uma newsletter.

Trabalhando, de forma correta, o seu blog junto com o e-mail marketing e as mídias sociais, é o bastante para que o seu negócio tenha um alcance maior.

6. Yahoo Respostas

O Yahoo Respostas é um site cujo objetivo é esclarecer as dúvidas das pessoas a respeito de um determinado assunto. A página possui um sistema de pontuação que eleva o nível o nível do usuário de acordo com a qualidade da resposta dada por ele.

Após ler o que foi escrito acima, você deve estar pensando: “Mas como o Yahoo Respostas pode ajudar-me a divulgar o meu negócio gratuitamente?”

Ao responder perguntas que tenham relação com o nicho de mercado que você atua, você pode deixar o link do seu site ou da sua página de vendas.

Desse modo, outras pessoas que tiverem a mesma dúvida lerão o que você escreveu e, consequentemente, acessarão o link que você colocou na resposta, gerando tráfego gratuito para o seu site e lucro para o seu negócio.

Outra vantagem de usar o Yahoo Respostas como meio de divulgação é que a plataforma possui um grande número de usuários, além de ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca. No entanto, para que as suas respostas sejam indexadas nas primeiras páginas do Google, você deve usar palavras-chaves relacionadas com o seu negócio.

Agora que você conhece alguns meios de divulgação grátis na internet, recomendamos o uso daqueles que mais se adequam ao estilo da sua empresa, ou que possuem uma presença maciça da persona do seu negócio.

Conheça também o nosso pacote de divulgação Presença Internet, para você iniciar sua divulgação pela internet com o pé direito!

Hospedagem e Criação de Sites Profissionais

Xamativo é uma empresa de hospedagem e criação de sites profissionais, com mais de 14 anos de experiência, com sede em Ponta Grossa – Paraná. Temos clientes / parceiros em Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Tibagi e toda a região.

Saiba mais sobre a nossa empresa.

Atendemos todo o Brasil, com profissionalismo e ótimo relacionamento com o cliente. Conheça nossos serviços:

Solicite um orçamento para criar seu site profissional!

Compartilhe nas Redes Sociais: