Criar um site e não indexar a página no Google é o mesmo que produzir um filme e não o lançar. Ou seja, as pessoas dificilmente saberão da existência dele e qualquer esforço em otimização não produzirá resultados.

A boa notícia é que é grátis e relativamente fácil aparecer no Google. Acompanhe esse artigo até o final para descobrir!

O que significa indexar um site?

Indexar um site significa colocá-lo no índice do Google. Ou seja, dar ao Google todas as informações necessárias sobre o seu site.

O Google é como uma “pessoa educada” que apenas se envolve em algo quando é chamado. Dessa forma, você precisa informá-lo a respeito da existência de seu site.

Assim, publicando seu site no índice de pesquisas do Google, torna-se mais fácil encontrá-lo nas buscas.

Como descobrir se o seu site está indexado?

Acesse o Google e digite site:nomedoseusite.com.br. O buscador irá retornar quantas páginas estão indexadas do seu site. No caso do Xamativo, na data desta publicação eram cerca de 295 páginas indexadas.

Realize o mesmo procedimento para o Bing: digite  site:nomedoseusite.com.br .

A verdade é que todo e qualquer negócio necessita aparecer no Google. A grande maioria das pessoas com acesso a internet no mundo usam o Google para realizar pesquisas sobre assuntos e produtos variados.

Aproximadamente 97% de todos os smartphones e tablets existentes utilizam o sistema operacional  do Google, o Android.

Assim, uma empresa que não está presente nos mecanismos de buscas dificilmente terá algum resultado com os investimentos em marketing digital.

por que indexar o seu site é importante

Como indexar um site no Google?

Basta cadastrar o seu site no endereço http://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html.

Para cadastrar-se no Bing, use o link http://www.bing.com/toolbox/submit-site-url. página.

No entanto, além do cadastro básico é desejável que você cadastre-se no Search Console para poder acompanhar as palavras que foram utilizadas para encontrar o seu site, para enviar um mapa do seu site, para ver que sites estão linkando para o seu e muitas outras informações que podem te ajudar no SEO do site.

O link para se cadastrar no Search Console do Google é o https://www.google.com/webmasters/tools/ e o do Bing é o https://www.bing.com/webmaster.

Mas eu quero que o meu site apareça na primeira página do Google!

Aparecer logo no início é algo tão complexo, que existem pessoas que são especialistas na “arte” do SEO , ou seja, de otimizar o site para os buscadores.

Existem vários fatores que influenciam para que um site esteja bem posicionado no Google, como o conteúdo relevante do site, velocidade de acesso ao site, links que direcionam para o site, otimização das tags html, as preferências do usuário que está pesquisando, a quantidade de visitantes que clicam no seu site e encontram o que estavam procurando, URLs amigáveis, título da página, densidade das palavras chave, links internos, metatag description, idade do domínio, etc.

Mas mesmo que todo o trabalho acima seja realizado no seu site, a conquista da primeira (ou primeiras) páginas acontecem em alguns meses. Uma solução para que seu site apareça é utilizar o Google Ads, também chamado de Links Patrocinados do Google.

Quer criar um novo site e de quebra ganhar o cadastro dele no Google, inclusive com um mapa do site? Solicite um orçamento sem compromisso.

Compartilhe nas Redes Sociais: